Submissões

SUBMISSÕES

  • Diretrizes para Autores

Todas os trabalhos devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista –RACE, no endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  1. O texto deverá estar afinado com os objetivos da revista.

 

  1. Os trabalhos que envolvam a participação de seres humanos ou animais deverão ser encaminhados juntamente com a aprovação do Comitê de Ética.
  2. Os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial, que decidirá sobre a conveniência ou não da publicação, indicando, quando necessário, as alterações a serem feitas.
  3. Os textos devem ser configurados no programa Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas, 1,5 e alinhamento justificado, exceto “Referências” que devem estar em espaçamento simples e  alinhamento à esquerda. Dimensione as páginas com 3,0 cm para as margens superior e esquerda e 2,5 cm para margens inferior e direita com recuo de parágrafo padrão. Tabelas e gráficos devem vir com definição suficiente para que possam ser reproduzidos e inseridos no corpo do texto logo após a citação dos mesmos;
  4. Título: O título deve ser breve, específico e descritivo. Deve aparecer na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Times New, caixa alta. - Após o título, que deverá estar centralizado, em negrito, escrito em letras maiúsculas, um resumo de, no mínimo 120 (cento e vinte) e no máximo, 200 (duzentas palavras), seguido de três palavras-chave. A seguir, o título em inglês, o abstract e key-words.
  5. Resumo: três linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguido de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no mínimo 120 (cento e vinte) palavras e no máximo, 200 (duzentas) palavras. Fonte: Times New Roman, corpo 12, para todo o resumo.
  6. Palavras-chave: em número de 03, duas linhas abaixo do resumo. Colocar o termo “PALAVRAS-CHAVE” em caixa alta. Fonte: Times New Roman, 12. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto e vírgula.
  7. Os artigos deverão conter Abstract e Key-words. Abstract: três linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês ou espanhol. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado. Os Key-Words segue a mesma formatação do item palavras-chave.
  8. O texto deverá estar revisado e possuir entre 15 e 20 páginas.
  9.  As notas explicativas deverão ser inseridas no rodapé, e citações de autores no conteúdo do texto.
  10. Agradecimentos: Se houver algum tipo de agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes das referências.
  11. As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) devem aparecer no corpo do texto acompanhadas da respectiva legenda (de acordo com as normas da ABNT). As ilustrações podem ser coloridas.
  12.  A  Numeração de páginas deverá estar no canto superior direito, em números arábicos.
  13.  As citações utilizadas no artigo devem atender:

-  Citações com extensão de até três linhas devem vir no corpo do texto:

"O que nos interessa, entretanto, não é constatar as diferenças mas as semelhanças" (ALVES, 1994, p. 16)

 

 - Citações indiretas devem ser seguidas da referência:

A ciência não se fundamenta em místicas (ALVES, 1994)

 

 -  Citação de citação:

(ETANS, 1987 apud SAGE, 1992, p. 2-3).

 Segundo Silva (1980 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...].

 

  1. Apresentar ao final, todas as referências bibliográficas citadas no texto, em ordem alfabética, de acordo com as atuais normas da ABNT.

Alguns exemplos de referências para:

 Livro inteiro:

 Sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em negrito)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO

Exemplo: APPLE, M.W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Capítulo de livro:

 CORREA, P.C.; GONELI, A.L.D.; RESENDE, O.; VALENTE, D.S.M.; JAREN, C. Propriedades mecânicas dos grãos de arroz em função do teor de água. In: BOCCO, M.; COSIANSI, J. Avances en Ingeniería Rural: 2005 - 2007. Córdoba: Sima, 2007, p.421-428.

 

Artigos publicados em periódicos:

FREITAS, O.; AMARANTE, P.C.; GONELI, A.L.D.; MARTINS, A. P.; RIBEIRO, R. M. Crescimento, teor e composição do óleo essencial de melissa cultivada sob malhas fotoconversoras. Revista Ciência Rural, v.33, p.63 - 171, 2005.

 Informação obtida via CD-ROM:

 CIDE. Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

 Homepage

 MOARES, Antonio Carlos R. de. O território brasileiro no limiar do século XXI.  Disponível em: http://www.geografia.igeo.uerj.br/dgeo/geouerjlh/tonico.htm. Acesso em: 30 de maio de 2008.

 

 Trabalhos apresentados em congressos:

 COSTA, J. N. M. Possibilidades de produção sustentada de madeira em floresta densa de terra firme da Amazônia brasileira. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 6., 1990, Campos do Jordão. Anais... Campos do Jordão: SBS/SBEF, 1990. p. 39-45.

 

 OLIVEIRA, P.; CORREA, P.C.; GONELI, A.L.D.; NETO.; S.A.R. Propriedades físicas e contração volumétrica do feijão (Phaseolus vulgaris L.) durante a secagem: determinação e modelagem. In: CONGRESO ARGENTINO DE INGENIERÍA RURAL, 8, 2005, Vila de Merlo, Anais... CONGRESO ARGENTINO DE INGENIERÍA RURAL, 2005. p.1 - 8. 1 Cd Room.

 

 Dissertação e Tese:

 

MELO, V. S. P. Infecção natural por anaplasma marginale em bezerras de fazendas leiteiras da Região Metalúrgica, Minas Gerais. 1999. 30f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

 

SPERANDIO, P. C. A. Relação entre a oferta e a utilização muscular periférica de oxigênio na transição do exercício leve para o intenso em pacientes com insuficiência cardíaca. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

  1. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
  • Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  • Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.